O Desafio diante de nós

Ambientes complexos e em rápida mudança estão ultrapassando a capacidade de adaptação de organizações, comunidades e redes. Estamos sendo convidados a desenvolver soluções alternativas para cuidar de velhos problemas e a assumir uma nova perspectiva que honre tanto nossas necessidades individuais quanto a necessidade urgente de desenvolvermos organizações mais integradas, humanas e interdependentes.

Uma tecnologia social para o nosso tempo

Sociocracia 3.0 é um conjunto de princípios, processos e práticas que podem ser rapidamente ativados e acessados para ajudar você e sua equipe a desenhar melhor a sua organização, aprimorar as tomadas de decisão, incentivar a autoorganização e aumentar a sua capacidade de resposta aos constantes desafios.

A Sociocracia 3.0…

A Sociocracia 3.0 é um método para desenvolver organizações eficazes, ageis e resilientes de qualquer tamanho, desde uma startup pequeninha até uma grande organização ou mesmo uma nação.

…desenvolve um conjunto de princípios, padrões e modelos que ajudam a conduzir organizações de maneira dinâmica e desenvolvê-las

… ajuda organizações a fazer melhor uso do talento já presente e a desenvolver estruturas organizacionais flexíveis que sustenta um fluxo de informação eficaz

… facilita o desenvolvimento de estratégias que são boas o suficiente por agora e seguras o suficiente para tentar

… é um mecanismo de transformação para o indivíduo e a organização

…processa de maneira gradual e progressiva a informação disponível resultando em melhorias contínuas de produtos, processos e habilidades

…contém uma abordagem indolor e iterativa para a implementação que parte de onde a organização está e a ajuda a seguir em frente em seu próprio ritmo

…faz uso da inteligência coletiva do grupo

… fomenta autorresponsabilidade e engajamento

Origens

Sociocracia, que significa “governança por pares ou colegas”, é um sistema de tomada de decisão, governança e desenho organizacional que vem se tornando cada vez mais conhecido. É baseada em princípios-chave como transparência, equivalência e eficácia. Ela transforma culturalmente e estruturalmente as organizações, fazendo com que a inteligência coletiva possa guiar a evolução da organização, engajando colaboradores e equipes e criando resultados surpreendentes.

S3 é uma evolução da Sociocracia clássica e constrói-se sobre as bases do método sociocrático e integra influências da Holacracia, Agile, Lean e da Comunicação Não Violenta.

Como Funciona

A Sociocracia 3.0 usa os seguintes processos:

  • Círculos: organize o trabalho em equipes semi-autônomas e auto-gestionadas.
  • Escala: uma variedade de padrões estruturais que podem ser combinados para desenvolver e evoluir a sua organização de maneira orgânica.
  • Alinhamento: círculos e indivíduos se alinham a partir de motivações e valores compartihados.
  • Integre: use processos rápidos e eficazes para sintetizar pontos de vistas em soluções viáveis.
  • Melhore: Comece com acordos que são “bons o suficiente por agora” ou “seguros o suficiente para experimentar”.
  • Aprenda fazendo: Melhore suas políticas e acordos conforme novas informações surgirem.
  • Conecte: conecte círculos para fazer a informação fluir por toda a organização e apoiar uma colaboração eficaz/efetiva.
  • Selecione: identifique e escolha pessoas apropriadas para as funções/papéis.
  • Melhore: maximize o potencial de todos na organização, amplifique o desenvolvimento e aprendizagem individuais

Quem já está usando a sociocracia?

A Sociocracia clássica vem sendo aplicada ao redor do mundo em corporações, pequenas e médias empresas, organizações sem fins lucrativos, ONGs, movimentos de base, asilos, faculdades, ecovilas e comunidades de cohousing, organizações religiosas, escolas, times de Agile/Lean e associações profissionais e educacionais.

No Brasil já temos algumas organizações usando a sociocracia, que você conferir acessando a página de Casos.