Luiza Padoa

Permacultora, bióloga e mestre em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Université Montpellier II, Designer de Informações pela Mirá e facilitadora de projetos Dragon Dreaming. Praticante e multiplicadora de Sociocracia, Comunicação Não-Violenta e Yoga.

Facilitação, Consultoria e Treinamento

luiza@miradesigns.com.br

www.miradesigns.com.br

61 98225-7680

Brasília/DF

Disponível para viagens.
Facilidade para ida à São Paulo e Rio.

BIOGRAFIA

Permacultora, bióloga e mestre em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Université Montpellier II, Designer de Informações pela Mirá e facilitadora de projetos Dragon Dreaming. Praticante e multiplicadora de Sociocracia, Comunicação Não-Violenta e Yoga.
Luiza nasceu em São Paulo, onde morou até seus 17 anos. Estudando em uma escola construtivista de referência nacional – a Escola da Vila – aprendeu a ser muito crítica com tudo, e não aceitar caminhos pré-traçados e impostos pela sociedade.

Em 2005 ela foi morar na França, onde cursou a faculdade de Biologia na cidade de Bordeaux, e em seguida engrenou no mestrado profissional em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável, na Université de Montpellier. Movida pela curiosidade pela Amazônia – o último massivo florestal do Planeta – e o desejo profundo de aprender como poderíamos continuar nos desenvolvendo sem degradar esse reduto sagrado da Vida e de todos os ciclos ecológicos, Luiza optou pela especialidade em Engenharia Florestal e Gestão da Biodiversidade, e realizou estágios na Amazônia (Agropalma S.A – indústria produtora de óleo de palma) e no Cerrado brasileiro (EMBRAPA Cerrados e CIRAD).

Ainda na busca por entender como, quanto e quando poderiamos “retirar” da Natureza sem comprometer sua resiliência, ela descobriu a Permacultura e os Sistemas Agroflorestais (hoje conhecidos também como Agricultura Sintrópica), e descobriu que a pergunta é que estava errada. A questão é como vamos trabalhar com a Natureza, e o quanto nós vamos “colocar” para depois poder “retirar”. Assim em 2010 conheceu o IPOEMA – Instituto de Permacultura, uma ONG situada em Brasilia e descobriu que era ali que queria ficar.

De 2011 a 2018 atuou no IPOEMA como Coordenadora de Cursos e de 2014-2018 como Diretora Geral e responsável pela gestão de metodologias colaborativas do Instituto. Pelo IPOEMA, já coordenou 32 cursos, e projetos institucionais como a VIVERDEDENTRO e o Águas do Cerrado.

O Águas do Cerrado, projeto realizado de 2014-2016 com patrocinio da Petrobras Socioambiental foi um ponto de virada na carreira e uma oportunidade ímpar de testar todas as metodologias que vinham estudando para gerenciar uma equipe grande e gerar resultados em escala, no que foi provavelmente o maior projeto de Permacultura até então realizado no Pais. Em resumo o projeto beneficiou diretamente 22.616 pessoas e indiretamente envolveu 165.675 pessoas em 2.339 horas de cursos, palestras, oficinas e visitas; sendo 6.516 considerados multiplicadores de conhecimento; e produziu 51 publicações. Em relação a recuperação de áreas degradadas, o projeto atuou em 90,5 hectares de áreas degradadas em recuperação com o plantio de 170 mil mudas de árvores nativas do cerrado.

Interessada por maneiras diferentes de fazer as coisas, desde 2011 Luiza começou a estudar metodologias inovadoras como Dragon Dreaming, Facilitação Gráfica, Sociocracia, Comunicação Não-Violenta e Jogos Cooperativos. Pioneiramente, teve a honra de ajudar a trazer algumas delas para o Brasil e de aprender e se formar como multiplicadora diretamente com as referências nesses assuntos.

Em 2015 Luiza se tornou mãe da Lila e se entregou para viver a maternidade com suas belezas e desafios. Aliando o que fazia profissionalmente e seu novo momento, Luiza viveu uma linda experiência de “creche parental”, resultando em um coletivo que se apoia na criação de seus filhos.

Luiza gosta de misturar todas essas metodologias e suas habilidades para fazer sonhos acontecerem. Já prestou consultoria para mais de 15 projetos e realizou facilitação gráfica para mais de 20 eventos, além de atuar no design de informações de materiais pedagógicos.

Serviços Oferecidos

R

APRENDER

Cursos abertos e cursos in company
R

APLICAR

Facilitação de eventos, reuniões, processos de grupo e aprendizagem
R

ACONSELHAR

Consultoria para sua organização
R

CRIAR

Produção de materiais de comunicação, pedagógicos, infográficos, publicações e o que mais formos capazes de criar
R

OUTRAS METODOLOGIAS QUE TRABALHA

Permacultura, Dragon Dreaming, Sociocracia, Facilitação gráfica, Comunicação Não-Violenta, Jogos Cooperativos.