Que curso é esse?

SoLT (acrônimo para: Treinamento em Liderança Sociocrática, em tradução livre) é uma maneira inovadora de aprender Sociocracia. Pense nisso como um programa de imersão em uma organização temporária que existe para gerar valor de verdade à comunidade. Esse programa foi originalmente idealizado pelo Sociocracy for All, dos EUA, e após seis edições bem sucedidas estamos trazendo a mesma metodologia para o Brasil. Nós, do Sociocracia Brasil, fornecemos a estrutura necessária para incubar essa organização temporária. Assim, as pessoas interessadas em Sociocracia têm a oportunidade de se juntar ao SoLT, fazer parte dessa organização temporária e aprender como funciona a Sociocracia na prática.

O programa de imersão do SoLT Brasil consiste em uma mistura de aulas práticas e teóricas, incluindo reuniões operacionais e de governança, reuniões de reflexão e celebração, e, é claro, momentos de trabalho para gerar valor aos processos e à comunidade. Tudo isso em um ambiente virtual, assim, esteja onde estiver, todos podem participar!

 

Foco em Assentamentos Humanos Sustentáveis

A primeira edição aconteceu no primeiro semestre de 2018, e foi focada em Assentamentos Humanos Sustentáveis. Para isso foi feito em parceira com o CASA Brasil, o elo brasileiro do CASA Latina, o Conselho de Assentamentos Sustentáveis da América Latina que, por sua vez, é o elo latino-americano da Rede Global de Ecovilas (Global Ecovillage Network – GEN). Juntos, definimos assentamentos sustentáveis como aqueles que praticam e cultivam hábitos criativos de cuidado com os seres humanos e com a diversidade das formas de vida e entidades da natureza.

Os participantes do SoLT Brasil 1 funcionou como um subcírculo dentro do círculo “Grupos de Apoio”, do CASA Brasil, e os participantes se dividiram nos seguintes círculos:

  • Mapeamento de assentamentos sustentáveis com foco em governança
  • Estudo de Casos sobre governança participativa em assentamentos sustentáveis
  • Eventos sobre Sociocracia para assentamentos sustentáveis

Neste artigo compartilhamos com vocês o resultado dos estudos de caso.

Estudos de Caso do SOLT Brasil #1

Finalizamos nossa primeira edição do SOLT Brasil e o resultado do círculo de Estudos de Caso foram 4 artigos incríveis!
Os estudos foram realizados com quatro assentamentos humanos sustentáveis no Brasil e focaram principalmente em sua forma de governança. Nenhum deles adotava a Sociocracia até o momento das entrevistas, porém alguns deles demonstraram interesse em conhecer mais e até de implementar no futuro. Veja abaixo os artigos específicos sobre as comunidades estudadas:
Case É de lei

Case É de lei

A consultora Tanya Stergiou relata as dificuldades e facilidades que encontrou no projeto de implementaçção de Sociocracia na compania É de lei. O É de Lei é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua desde 1998 na promoção da redução de danos...

ler mais
Case Tribo

Case Tribo

Gravação do webnário de apresentação do case de adotação da Sociocracia pela sua empresa a Tribo realizado em 17/out com Pedro Nacimento. Para quem não conhece a Tribo trabalha transformações na cultura das organizações por meio do propósito. Ela faz parte do grupo...

ler mais
Aprendendo Sociocracia com as ONGs

Aprendendo Sociocracia com as ONGs

Convidamos as organizações da sociedade civil e todas as pessoas interessadas em modelos de gestão horizontais a participar de um gostoso bate-papo online sobre Sociocracia. Contaremos com a participação especial de profissionais que já estão praticando esta...

ler mais
Escola Lumiar Internacional

Escola Lumiar Internacional

A missão da Lumiar é criar uma nova forma de educação que permite a autonomia, educação integral, acesso a fontes especializadas e que reproduza na escola a vivência do mundo real. As escolas Lumiar estão presentes em nove locais no Brasil e no mundo, e elas oferecem educação infantil e fundamental. Nossa metodologia está sendo implementada em outros ciclos educacionais, e em breve ofereceremos ensino médio e MBAs modernos, que respondem às demandas atuais e à necessidade de uma nova educação.

ler mais