Padrões de governança

Formação de Propostas

Descrição: tecnologia social para co-criação de propostas incentivando a inovação, engajamento e eficácia. 

Quando usar: A metodologia pode ser utilizada para criar uma proposta, de forma colaborativa, quando ainda não existe nenhuma proposta que cuide de uma tensão criativa trazida ao círculo.  Depois de formulada a proposta deve ser apresentada para o consentimento do círculo. A proposta gerada pode incluir uma combinação de papéis, círculos e acordos. Este processo aumenta o engajamento dos participantes e é frequentemente usado  no desenho inicial de um círculo ou de uma organização.

Passo-a-passo ou Como usar:

  • Apresentação da tensão criativa: qual é o contexto em que o estímulo surgiu? Qual a necessidade que não está sendo atendida? 
  • Entendimento da tensão criativa: rodada de esclarecimentos sobre a tensão criativa.  O contexto e a necessidade foram compreendidos? 
  • Exploração da tensão criativa: Quais são os elementos ou dimensões que precisamos considerar? Quais metodologias podemos utilizar? Nesta fase estamos expandindo nossa consciência sobre a questão posta e entendendo o escopo. Queremos explorar com profundidade a tensão e conectar com a inteligência coletiva do grupo. O mais importante é explorar o tópico livremente, de forma ampla e com perspectivas diferentes. Obs: O Secretário precisa anotar todas as dimensões.
  • Compartilhamento de ideias e sugestões: Quais são as ideias e sugestões para cuidar da tensão criativa? Chuva de ideias. Facilitador(a) faz rodadas de colheita até não haver mais ideias ou sugestões.
  • Afinamento de proposta: Quem gostaria de utilizar as informações geradas pelo grupo para formar uma proposta e apresentar para o círculo? Ao levantar as ideias e sugestões, temos ingredientes suficientes para desenhar uma proposta que é boa o suficiente. Esta etapa pode ser conduzida de algumas formas: 
  1. 1) Escolher 2 a 3 pessoas para afinar uma proposta. Dar em torno de 2 a 5 minutos para os afinadores desenharem a proposta e apresentarem para o grupo.

5.2) Facilitador convida 2 a 3 pessoas para afinar a proposta.

5.3) Pergunte: Quem gostaria de utilizar as informações geradas pelo grupo para formar uma proposta e apresentar para o círculo?

  • Deliberação de proposta: etapa de deliberação da proposta por meio da tomada de decisão por consentimento. Esta rodada segue todos os passos de uma tomada de decisão por consentimento convencional:

6.1) Apresentar a Proposta

6.2) Esclarecer e entender a proposta

6.3) Dar considerações breves

6.4) Checar Objeções

6.5) Ouvir e entender a Objeção

6.6) Integrar Objeções

6.7) Checar se tem Objeções a alteração

6.8) Celebrar Acordo

Observação: A proposta pode ser quebrada em várias propostas para facilitar o processo de tomada de decisão por consentimento.

Origem: Sociocracia 3.0, Sociocracia Brasil.