Facilitação em Sociocracia - Curitiba

Aprenda e pratique maneiras de apoiar equipes a se auto-organizarem com mais equivalência, eficácia e harmonia.

Data: 10 e 11 de março
Local: Instituto Nhandecy
Cidade: Curitiba

Veja todas as informações mais abaixo na página ou
clique no botão abaixo para ir direto para as inscrições.

Todos nós sabemos como é bom quando uma reunião funciona:

nos sentimos conectados entre as pessoas e com o propósito do grupo

conseguimos atingir bons resultados onde cada um contribui com a parte que lhe cabe

entramos no fluxo e tudo parece ser feito com leveza

as trocas são afetuosas e nós ainda nos divertimos!

Como experimentar esse tipo de reunião ou encontro com mais frequência?

Uma boa facilitação é um fator chave para isso, ela envolve ao mesmo tempo estarmos sintonizados com o grupo e liderarmos com intenção e cuidado.

A facilitação é uma maneira de criarmos um espaço seguro e intencional para aumentar conexões e a partir do qual a direção e ação emergem.

Facilitação é uma arte, mas também uma habilidade que pode ser apreendida!

APRENDIZADOS

O curso de facilitação em Sociocracia vai te permitir:

Atingir Resultados e Obter Sucesso

Aprenda a conduzir reuniões eficazes, tomadas de decisão rápidas e inclusivas, dividir claramente as responsabilidades, e medir o progresso para navegar rumo ao seu propósito e ter sucesso em sua caminhada.

Lidar com Conflitos e Aumentar a Harmonia

Cooperação, confiança e empatia entre a equipe são fundamentais para ter uma equipe motivada, eficaz e sensível para lidar com os desafios inerentes a qualquer projeto e assim construir um ambiente de trabalho harmônico.

Preparar e Facilitar Reuniões Eficazes

Descubra como preparar encontros focados com sua equipe que geram conexão e fluxo, mas também cuidam dos resultados. Facilite processos colaborativos que mantém equivalência de vozes mesmo em situações desafiadoras. 

Reinventar sua Organização como um Sistema Vivo

Busque o equilíbrio entre centralização e autonomia, ordem e caos, através de estruturas hierárquicas revolucionárias que empoderam as pessoas para realizar aquilo que melhor elas sabem fazer obtendo prazer e sucesso em suas funções.

ebook-sociocracia

E-book 10 Pilares da Organização Sociocrática

Descubra a sociocracia através dos dez pilares da auto-organização e aprenda como colocar em prática nos seus projetos

EQUIPE

Conheça Jerry e Jennifer, os facilitadores do Sociocracy for All que vem especialmente ao Brasil – pela primeira vez – ministrar estes cursos, e também a equipe local de apoio.

Jennifer Grinsted Rau

Facilitador SoFA

Jennifer é linguista, videographer e cantora-compositora. Ela foi apresentada à Sociocracia quando se mudou para uma comunidade de cohousing. Vendo a eficácia da tomada de decisão e desfrutando o fluxo em reuniões sociocráticas, ela percebeu que a avaliação da reunião era freqüentemente: “Estou saindo da reunião ainda mais atualizada e energizada do que eu vim”.

Ela percebeu então que a sociocracia, especialmente quando combinada com CNV (Comunicação Não-Violenta), é uma ferramenta potencial de uma grande mudança mundial. Ela começou a prestar atenção ao sofrimento que as reuniões ineficazes e a colaboração trazem em quase todos os lugares que as pessoas colaboram – que são todos os lugares em que as pessoas estão. As pessoas e sua necessidade universal de se conectar e mover as coisas estão no centro da sua atenção. 

Seu treinamento em sintaxe e semântica ensinou-lhe a encontrar padrões que funcionem bem para a mente humana, trabalhem empiricamente e quebrando as coisas para que possam ser compreensíveis. Ser mãe lhe ensinara a ser extremamente pragmática; no final do dia, o jantar deve estar na mesa, não importa se a nova declaração de visão é feita.

 Jennifer ensinou no treinamento de liderança da Sociocracia e em vários webinars. Ela está em posições de liderança em três organizações sociocráticas diferentes. Além disso, ela é a “geek da tecnologia” dentro do SoFA.

Tanya Stergiou

Co-Facilitadora

Possui mais de 15 anos de experiência como consultora e facilitadora na área de Desenvolvimento Organizacional e Ambientes Colaborativos. Coordenou projetos nas áreas de desenvolvimento econômico, gênero, meio ambiente, cultura digital, direitos indígenas, alinhamento de valores e propósito, planejamento estratégico e governança dinâmica. Ao longo dos anos desenvolveu trabalhos em parceria com instituições do Governo, ONGs, e empresas privadas. 

Está treinada em e oferece consultoria em Espaço Aberto, Action Learning, SOAR e Investigação Apreciativa, Pesquisa Ação Participativa, Avaliação e Monitoramento Participativo e Teatro Social. Foi aprendiz de Dragon Dreaming e Organizações de Centro Vazio com John Croft durante 2 anos e hoje atua como treinadora e facilitadora. Treinou Sociocracia Clássica com Gina Price e Diana Leaf Christian e Sociocracia 3.0 com James Priest, o co-criador do método. É membro da Rede de Valor Aberta, Sociocracia Brasil, Southern Hemisphere Community of Practise in Sociocracy e da Organização de Centro Vazio Dragon Dreaming Brasil. Mestrado em Economia Política Internacional com ênfase na Asia e América Latina pela Universidade de Norman Patterson School of International Affairs em Canadá.

Edite Faganello Querer

Edite Faganello Querer

Responsável Local

Jardineira, Pedagoga, Eco educadora (para a prosperidade sustentável e cultura de paz). Designer social. Especialista em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz, em Jogos Cooperativos e Parapsicologia. Membro da comunidade Art of Hosting Brasil. Formação em Dragon Dreaming, Facilitadora de Jogos Cooperativos, processos circulares, e participativos. Prática há mais de 25 anos no desenvolvimento de pessoas em diferentes grupos e contextos. Facilitadora e coordenadora do Programa de Educação Gaia do Paraná desde 2011. Co-fundadora do Instituto Nhandecy. Focalizadora de grupos de práticas de Comunicação Não-Violenta e transformação de Conflitos. Tenho um encantamento especial pelas histórias das pessoas e pela Terra que se manifesta em cada Ser

Marcelo Castilho

Marcelo Castilho

Inscrições

Marcelo Castilho é Co-Founder do CollabSoul, um movimento de autoconsciência em prol do coletivo, que busca a criação e o fortalecimento de projetos que resultem em Inovação para a Felicidade tanto no âmbito de indivíduos como de organizações, cidades e países. Marcelo tem se dedicado a compreender o fenômeno da Colaboração em Organizações, com artigos publicados em Revistas e Congressos Internacionais de Inovação na Irlanda, Canadá e Austria . É doutorando em Administração, especialista em Mediação Organizacional pela Trigon, Alemanha e Master of Arts in Automotive Design pela Coventry University, Inglaterra.

Sandra Mari E. Franz

Sandra Mari E. Franz

Financeira

Formada em Letras pela UEMG, com pós graduação em Semiótica da Comunicação pela PUC-PR. Tem outras formações ligadas ao desenvolvimento de pessoas como Coach, Coordenação de Grupo Operativo, Abordagem Antroposófica para o Desenvolvimento de Lideranças, entre outros. Estudante da Teoria U, Teoria Integral e Comunicação não Violenta, abordagens que pautam seu trabalho ligado ao desenvolvimento humano. Tem mais de 20 anos de experiência na educação, trabalhando com crianças, adolescentes e adultos. Encontrou no trabalho de Coach e na Facilitação de processos participativos o seu lugar para viver o grande propósito de servir.

“Encantada pela generosidade da vida, cultiva a si, as relações, o jardim, a horta, as conversas significativas”

REALIZADORES

Sociocracy For All

Sociocracy For All

Realizador

A Sociocracy for All é um empreendimento social que desenvolve materiais educativos que podem ser livremente distribuídos. Ela oferece:

  • treinamentos em Sociocracia acessíveis, principalmente online;
  • implementação e coaching;
  • uma comunidade para a troca entre praticantes e experts em Sociocracia.

Sociocracia Brasil

Sociocracia Brasil

Realizador

Desde 2014 quando começar a organizar cursos de Sociocracia no Brasil, estamos desenvolvendo a rede local Sociocracia Brasil e o site sociocracia.org.br. A rede brasileira já traduziu muitos materiais e ferramentas de sociocracia, organizou cursos com facilitadores internacionais e nacionais, tem um grupo ativo no Facebook e agora um novo site onde aqueles que estão praticando Sociocracia pode fazer parte como Associados.

Instituto Nhandecy

Instituto Nhandecy

Realizador Local - Curitiba

Acreditamos que a construção de um mundo onde a harmonia e a cultura de paz entre todos os seres prevaleça depende do exercício da cooperação. Cooperar é essencial para alcançarmos objetivos comuns enquanto que, a conexão com nossa ancestralidade é a força que nos mantém alinhados com a natureza.

Nossas práticas são baseadas em: amor; conexão com todos os seres, humanos e não humanos; criatividade; cuidado; gratidão; integridade; respeito; simplicidade e persistência.

Exercitamos, continuamente, tudo o que promovemos, desde a comunicação não-violenta até a economia solidária. Falamos com intenção, ouvimos com o coração, somos aprendizes e mestres de nós mesmos.

 

Facilitação em Sociocracia

Este curso será baseado nos princípios e padrões da Sociocracia mas com um foco especial em facilitação.

A facilitação de processos que equilibram a equivalência com a eficácia é essencial para criarmos um ambiente organizacional onde processos autoritários são substituídos por processos onde as necessidades de todos são levadas em conta, sem perder o foco na execução e no propósito da organização.

A facilitação em Sociocracia é um processo de liderança e este curso almeja desenvolver esse tipo de liderança facilitativa.

Para uma facilitação eficaz e que conecte as pessoas, precisamos de prática e aprendizagem em três áreas:

Padrões específicos

como planejar a pauta, fazer seleções, formação de propostas ou avaliação de desempenho

f

Padrões básicos

tipos diferentes de rodadas e quando usá-los, maneira diferentes de checar consentimento, escuta reflexiva, habilidades de comunicação não violenta;

O que fazer quando não sabemos o que fazer

quando não parecemos estar progredindo, quando as pessoas ficam chateadas, quando estamos correndo contra o tempo. Quanto mais você estiver preparado sobre o que fazer nesses momentos, melhor você conseguirá responder e guiar o seu grupo – equilibrar seguir o fluxo com direcionar o fluxo.

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Gostou? Quer saber todos os detalhes? Então confere aqui:

Curso Introdutório

O curso te permitirá descobrir a facilitação em sociocracia, através de exemplos reais, exercícios práticos, diagramas e perguntas e respostas. Vamos compartilhar muitos insights do Sociocracy for All, da rede Sociocracia Brasil e do próprio grupo!

Não há pré-requisito a não ser a vontade de aprender!

Data

10 e 11 de março de 2018. 
É um sábado e domingo.

}

Horários

Começamos às 9.00 da manhã e terminamos às 18.30 nos dois dias. 
O almoço será das 13.00 às 14.30.

Local

Insitituto Nhandecy
Rua Dom Alberto Gonçalves, 556
Bairro São Francisco, Curitiba

i

Ementa

  • Breve introdução à Sociocracia
  • Como facilitar reuniões eficazes
  • Como preparar os encontros
  • Facilitação de decisões colaborativas
  • Facilitação situacional: preparação para situações desafiadoras
  • Lidar com conflitos
  • Lidar com objeções com cuidado: preferência pessoal vs. tolerância
  • Processos de eleição sociocrática e formação de proposta
  • Avaliação, feedback e crítica construtivas

Serviços inclusos

  • Apostila digital
  • Material pedagógico de apoio
  • Certificado
  • Coffee break saudável, inclusivos e compartilhados

Alimentação

Durante o curso você poderá desfrutar de coffee-breaks com frutas e lanches saudáveis e saborosos; para o almoço teremos tempo livre de 90 minutos e opções de restaurantes variados próximo ao espaço do evento.

Local do Curso

“Fazer o treinamento online com a Jennifer e o Jerry foi maravilhoso. Sinto que eles conseguem unir pragmatismo com calor humano, explicar os conceitos de forma leve e profunda e criar uma experiência virtual e de verdade, tudo ao mesmo tempo.”

Nara Pais

“Venho estudando e praticando Sociocracia há muitos anos, mas senti um salto quântico na minha prática após fazer o treinamento com a Jennifer Rau e o Jerry Kock-Gonzalez do Sociocracy for All. Eles tem uma maneira simples e pragmática de deixar as práticas de Sociocracia acessíveis e replicáveis. Tenho uma capacidade muito maior de facilitar os processos e principalmente saber o que fazer quando dá errado!”

Ruth Andrade

Jerry e Jennifer do SofA são duas pessoas comprometidas e coerentes com o propósito de criar comunidades autênticas e espalhar Sociocracia para todos. Eu aprendi muito com a facilitação deles, como eles lidaram com os grupos, as dificuldades de cada um e os conflitos entre as pessoas. Tiveram cuidado, respeito e uma sensibilidade que me serve como exemplo na minha prática da sociocracia.

Tanya Stergiou

COMO FAZER A MINHA INSCRIÇÃO?

Por aqui mesmo! Veja os valores e perfis sociais na seção abaixo. Clique no botão “quero me inscrever” preencha o formulário e escolha sua opção de pagamento no depósito ou cartão de crédito com paypal. Caso tenha dúvidas escreva para curitiba@sociocracia.org.br

Online

Todo o processo de inscrição é online, tanto o pagamento quanto o preenchimento do formulário para que a gente possa conhecer um pouco mais você e o que você busca.

Parcelamento

É possível pagar em 2 vezes, 50% via transferência /depósito bancário e 50% no primeiro dia do curso. Também aceitamos todos cartões nacionais. Você pode pagar no cartão de crédito e parcelar em até 3x.

Desconto

No pagamento à vista por transferência bancária, você ainda se beneficia de desconto de 5%.

PERFIL SOCIAL E VALORES

Buscamos preços justos que cuidem tanto da organização e das pessoas que fazem parte da equipe quanto da diversidade de participantes que queremos alcançar com esta oficina.

Avalie a sua categoria na hora de fazer a inscrição.

PARCEIROS LOCAIS

SAIBA MAIS

Para quem é este curso?

Se você está interessado(a) em Sociocracia, já participou de alguma palestra, vivência ou curso em Sociocracia, S3, Organizações Orgânicas, Organizações Sistêmicas, Organizações de Centro Vazio e está pensando em como implementar esses aprendizados na sua organização, venha experimentar e fazer parte da nossa organização temporária e entender melhor como podemos nos auto-organizar em direção a um propósito coletivo.

É necessário algum pré-requisito?

Não há pré-requisitos. Você aproveitará melhor o curso se já souber um pouquinho de Sociocracia. Baixe e leia o e-book dos 10 Pilares das Organizações Sociocráticas no site para se preparar. Mesmo se você já tiver feito outros cursos ou formações em S3, Sociocracia ou Organizações Orgânicas, essa oficina ainda acrescentará valor a sua prática devido a quantidade de prática.

Quais processos eu vou experimentar?
  • Participação Criativa Individual e Coletiva
  • Tomada de Decisão por Consentimento
  • Seleção de funções e papéis
  • Formação de Propostas
  • Reunião de Governança
  • Reunião Operacional
  • Avaliação de Papéis/Círculo
  • Avaliação de Reuniões
  • Avaliação de Acordos
  • Navegando através de tensões

Como eu vou aprender?

Há muitas oportunidades de garantir um alto nível de aprendizagem e benefício ao participar do SoLT Brasil. Aqui listamos três:

 

  • Você irá aprender fazendo e refletindo sobre o que fez;
  • Você irá aprender em aulas com conteúdos que apoiam a prática;
  • Você irá aprender ao ler e preparar o conteúdo do seu círculo e contribuir para o seu propósito, além de apoiar este movimento de reinventar as organizações das quais a Sociocracia faz parte.

Quanto eu vou praticar?

Cada participante fará parte de pelo menos:

5 decisões de acordos;
4 (s)eleições;
2 avaliações de acordos;
14 avaliações de reuniões;
Mais de 20 rodadas de tomada de decisão por consentimento (incluindo prática em processar objeções).

Tudo isso em 16 encontros ao longo de 13 semanas.

 

Onde será feito esse curso?

Todas as aulas, encontros e reuniões serão online, utilizando o aplicativo Zoom. É melhor se você tiver acesso a uma conexão que permita participar de reuniões online e webinários. Uma conexão de 2Mb já está bom o suficiente. Todas as interações serão no mundo virtual.

 

Do que eu tenho que participar?

Cada participante fará parte de pelo menos:

5 decisões de acordos;
4 (s)eleições;
2 avaliações de acordos;
14 avaliações de reuniões;
Mais de 20 rodadas de tomada de decisão por consentimento (incluindo prática em processar objeções).

Tudo isso em 16 encontros ao longo de 13 semanas.

 

OK, mas como eu transfiro esse aprendizado para a minha organização?

Se a inscrição for cancelada com até uma semana de antecedência do curso, reteremos 15% do valor para cobrir custos operacionais. Se o cancelamento ocorrer com menos de uma semana do início, não haverá devolução; casos graves serão analisados pela organização. Entretanto, há a possibilidade de repasse da inscrição para outra pessoa.

O curso é certificado?

O curso será certificado digital pela Sociocracy for All e Sociocracia Brasil. É um curso importante se você quer se tornar treinador, consultor ou facilitador em Sociocracia ou S3. 

Quero fazer o curso, mas não consigo pagar o valor sustentável. Como faço?

Consideramos importante atender as pessoas que possuem interesse genuíno no curso e não estão em um momento economicamente favorável para participação.

Se você deseja solicitar uma bolsa parcial, siga os passos da inscrição acima e indique que quer aplicar para uma bolsa quando fizer sua entrevista. O resultado será informado uma semana antes do curso. Há um número restrito de vagas e bolsistas devem oferecer um valor dentro de seu ponto de equilíbrio.

 

Não perca tempo

Para garantir logo sua vaga antes que elas acabem, faça agora mesmo sua inscrição!

Veja os cursos anteriores

Desde 2014, a rede Sociocracia Brasil vem organizando cursos no país, trazendo diferentes grupos que trabalham com a sociocracia no mundo, no intuito de trazer esta ferramenta para cá e formar uma rede cada vez mais capacitada para facilitar processos e dar consultorias para o desenvolvimento de organizações brasileiras.

Autogestão com foco em Sociocracia 3.0

Essa oficina utiliza a Sociocracia 3.0 para apresentar a Autogestão e se apoia em outros modelos como Organizações Orgânicas (O2), Sociocraia Clássica e Holacracia. Serão 16 horas de workshop onde mesclamos teoria e prática para criar uma experiência única....

Curso Online e Presencial de Sociocracia – RJ

O que é? A Sociocracia é um conjunto de princípios, processos e práticas que atuam de forma integrada para implementar a autogestão nas organizações com o intuito de que todas as vozes sejam ouvidas e que os resultados organizacionais sejam alcançados em melhoria...

Turnê James Priest e Lili David

Turnê realizada em 2016 no Brasil, trazendo a Sociocracia 3.0 pela primeira vez ao Brasil, e que passou pelas cidades de São Paulo, Brasilia, Rio de Janeiro e Santo Antônio do Pinhal (SP). James Priest e Lili David são alguns dos desenvolvedores dessa evolução da...

Turne Gina Price e Diana Leaf-Christian

Primeira turnê realizada no Brasil, trazendo a Sociocracia Clássica para apoiar o desenvolvimento de organizações mais eficazes e participativas. Facilitadoras Diana Leafe Christian é autora (livros como «Creating a Life Together»), palestrante internacional e...

Entre em Contato

2 + 8 =