LabS3 - Bases da Sociocracia

Curso OnLine com experiências conceituais e práticas em Governança Dinâmica, com foco em organizações do terceiro setor e coletivos, comunidades e ecovilas.

Você vai conhecer os principais conceitos e ferramentas da Sociocracia 3.0, também chamada de Governança Dinâmica, a partir da experiência de Rafa Oliveira e Fabi Maia, cofundadores do Instituto Terra Luminous (Juquitiba, SP).

 

De 05/junho a 03/julho

100% online

 

O Lab S3 será composto por:

9 encontros aos sábados e as quartas sendo:

  • 5 encontros de 3 horas aos sábados (com o grupo todo), das 9h30 as 12h30
  • 4 encontros de 2 horas às quartas-feiras, das 10h às 12h ou das 19h às 21h (subgrupos de prática)

 

O que vamos pesquisar:

  • princípios e valores da Sociocracia e modelos de autogestão
  • estrutura de governança dinâmica,
  • formação e seleção de papeis,
  • tomada de decisão por consentimento,
  • formato de reuniões,
  • formação de propostas,
  • avaliação de papeis e acordos,
  • fundamentos da facilitação sociocrática.

O LabS3 é um Laboratório de Estudos e Prática em Sociocracia em diálogo com a Comunicação Não-Violenta (CNV) e com as práticas da Cultura Regenerativa.

Os participantes sairão em condições de aplicar os conceitos e as ferramentas em suas organizações.

 

No curso vamos navegar nos conceitos e exploraremos um caso fictício para que os participantes possam experimentar um exercício lúdico sem perder a perspectiva com a prática do seu dia-a-dia.

A Sociocracia é uma ferramenta de governança e tomada de decisão aplicável em qualquer tipo de organização que busque maior distribuição de poder e equivalência, sem perder eficácia e cuidando das relações.

Público: Para líderes de grupos, pessoas em transição, integrantes de coletivos, conselhos, comunidades, associações e outras organizações, formais ou não formais.

Conheça os facilitadores:

Fabi Maia

Fabi Maia

Facilitadora

Fabiana Maia é uma visionária com o propósito de promover a ampliação da consciência e a transformação pessoal, social e ambiental. Pesquisa há mais de 30 anos o desenvolvimento humano e a cultura regenerativa, apoiando pessoas e grupos em transição. Cofundou o Instituto Terra Luminous em Juquitiba, SP, uma comunidade intencional e organização sociocrática. Seu foco são as tecnologias sociais, em especial as que suportam a transformação dos conflitos. Compartilha a CNV (Comunicação Não-Violenta) e a Sociocracia em cursos e consultoria. Graduada em Psicologia pela PUC-SP, Fabi vem unindo a ciência das relações e da cocriação de uma nova cultura com o conhecimento tradicional dos povos originários É embaixadora no Brasil da GEN* onde se formou em Designer de Ecovilas.

Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

Facilitador

Facilitador de processos colaborativos e circulares em organizações, coletivos e comunidades. Treinador de Sociocracia (Governança Dinâmica). Pesquisador do viver em comunidade. Seu interesse é contribuir com a ampliação da equivalência, da autenticidade, do ritmo e da coerência nos processos grupais. Mestre em Administração, especialista em Estudos Culturais e graduado em Arte-educação. Possui experiência com facilitação de oficinas, produção de eventos, formulação de políticas, gestão de organizações e como professor universitário. Foi produtor de eventos culturais por 15 anos em Santa Catarina, professor universitário de gestão cultural e gestor de políticas culturais no Ministério da Cultura (MinC), em Brasília. É cofundador do Instituto Terra Luminous (Juquitiba-SP) e integrante do IBC (Instituto Biorregional do Cerrado, na Chapada dos Veadeiros): seus laboratórios de governança sociocrática. Presta consultorias pela DMT – Design de Movimentos Transformadores. Apoiou a implementação da Sociocracia em diversos coletivos, entre eles IBC, Terra Luminous e Casa do Povo.

INVESTIMENTO

 

R$ 590,00

(em até 2X)

 

Os encontros serão via plataforma zoom. As 5 aulas com o grupo todo serão gravadas e disponibilizadas, junto com a apostila, para todos os participantes.

 

Temos uma cota de bolsas (50% e 100%), caso queira participar da seleção informe na inscrição.

 

Parte da renda é destinada aos projetos e programas do Instituto Terra Luminous

 

Entre em Contato

3 + 15 =