Imagine que você queira aprender a remar e, para isso, participa de um treinamento onde você simula um balanço, mas não se sente em um barco de verdade. Dessa maneira seria complicado identificar o que fazer em uma tempestade, não é mesmo? Assim também acontece com a tomada de decisão por consentimento e outros processos de auto-organização: o fluxo e a sensação da Sociocracia são diferentes quando comparados às reuniões que estamos acostumados… e é difícil sentir essas diferenças só com uma simulação. Por isso, como no programa original, o SoLT Brasil oferece “barcos de verdade” para que as pessoas possam aprender a remar ao mesmo tempo que aprendem a fazer o seu próprio remo. E nós estaremos ao seu lado, a cada desafio, enquanto você se torna cada vez mais confiante e habilidoso(a), capaz de enfrentar o alto-mar.
O programa de imersão do SoLT Brasil consiste em uma mistura de aulas práticas e teóricas, incluindo reuniões operacionais e de governança, reuniões de reflexão e celebração… e, é claro, momentos de integração e de trabalho para gerar valor aos processos e à comunidade. Tudo isso em um ambiente virtual. Assim, esteja onde estiver você conseguirá participar!


O SoLT Brasil é, ao mesmo tempo, um curso prático em Sociocracia
e uma organização temporária que gera valor para a rede Sociocracia Brasil.
Essa organização temporária tem um desenho formado por círculos e cada círculo tem seu domínio de atuação e autonomias específicas. Ao participar do SoLT Brasil você escolhe em qual círculo quer participar e com qual dos três temas abaixo quer contribuir. Cada círculo tem no máximo 7 participantes, ou membros, que vão: aprender, praticar e trabalhar juntos para atender à motivação e o propósito do círculo. Os horários dos círculos são distribuídos para que você possa encontrar um horário em que você possa participar. Inscreva-se ou em contato para receber o calendário completo.
O SoLT Brasil é real. Os participantes fazem contribuições reais e tomam decisões conjuntas. A vantagem de tudo isso é que o conteúdo criado no curso fica acessível para apoiar as redes do Sociocracia Brasil, assim como os participantes das futuras edições do SoLT Brasil.
PROPÓSITO TRIPLO
oferecer um campo seguro de prática e experimentação em Sociocracia
projetar Sociocracia para um público mais amplo
fortalecer o diálogo entre Sociocracia e segmentos afins
O Programa SoLT Brasil
Queremos aproveitar o SoLT Brasil para projetar e conectar a Sociocracia no Brasil com públicos específicos em áreas que possam se beneficiar de uma aproximação com a Sociocracia para seguir tecendo a rede dessas novas organizações. Para isso, a cada edição estamos dando um foco temático para a criação de valor com o programa. Abaixo, listamos as cinco primeiras áreas de segmentos específicos:
- SoLT Brasil 1: Assentamentos Humanos Sustentáveis (já realizado)
- SoLT Brasil 2: Escolas em Transformação (já realizado)
- SoLT Brasil 3: Organização Pop-Up (já realizado)
- SoLT Brasil 4: Organizações da Sociedade Civil (já realizado)
- SoLT Brasil 5: Empresas em Evolução (em breve!)
Após cada edição, convidamos os/as participantes a continuar energizando e fortalecendo a rede do sociocracia.org.br dentro dos seus círculos específicos. Assim, os participantes poderão continuar praticando, aprendendo e gerando benefícios para a comunidade da Sociocracia no Brasil.
SoLT Brasil 1: Assentamentos Humanos Sustentáveis
Na primeira edição do SoLT Brasil nossa parceria foi com o CASA Brasil, o elo brasileiro do Conselho de Assentamentos Sustentáveis da América Latina que, por sua vez, é o elo latino-americano da Rede Global de Ecovilas (Global Ecovillage Network – GEN).
Definimos assentamentos sustentáveis como aqueles que praticam e cultivam hábitos criativos de cuidado com os seres humanos e com a diversidade das formas de vida e entidades da natureza. Alguns exemplos: ecovilas, grupos familiares, comunidades intencionais, comunidades tradicionais e comunidades étnicas.
Por tratar-se de uma organização que já trabalha com a Sociocracia, o SoLT Brasil 1 funcionou como um subcírculo dentro do círculo “Grupos de Apoio”, do CASA Brasil.
Confira o conteúdo gerado pelo círculo Estudo de Casos disponibilizado nos sites e mídias sociais da Sociocracia.org.br e do CASA Brasil.
SoLT Brasil 3: Organização pop-up
“Construa uma equipe, faça o trabalho e diga adeus!”. Assim começa o artigo sobre organizações temporárias publicado no The New York Times, por Noam Scheiber. O autor diz que organizações capazes de empreender projetos complicados existem há décadas e cita Hollywood como exemplo, onde produtores reúnem equipes de diretores, escritores, atores, figurinistas, cenógrafos e uma variedade de outros profissionais para executar projetos específicos.
A terceira edição do SoLT Brasil busca justamente simular a criação de uma organização utilizando a Sociocracia. Esta organização terá como objetivo desenvolver os preparativos da tradução, da campanha de crowdfunding e das pessoas necessárias para a publicação, em português, do livro: “Many Voices One Song” (Muitas vozes, Uma Canção, em tradução livre), um manual detalhado para a implementação da sociocracia, escrito por Ted Rau e Jerry Koch-Gonzalez, co-fundadores do SoFA (Sociocracy for All).
Com isso, os participantes terão a oportunidade de realizar um trabalho real sendo co-criadores de uma organização temporária e, ao mesmo tempo, experimentar na prática as vantagens de se adotar a Sociocracia como metodologia.
Todo o conteúdo gerado pelos círculos será disponibilizado nos sites e mídias sociais da Sociocracia.org.br.
SoLT Brasil 2: Escolas em Transformação
A segunda edição do SoLT Brasil buscou dar visibilidade para iniciativas de escolas que acreditam em uma nova forma de educação, onde estudantes são agentes transformadores e, por isso, apostam em uma comunidade que contribua para a construção de um novo marco para a educação brasileira.
Os participantes iniciaram um mapeamento dessas escolas com foco em governança participativa; pesquisaram mais a fundo algumas delas e apresentaram um evento online com José Pacheco e outros convidados.
A pérola mais bonita desta edição foi a decisão por consentimento de continuar os aprendizados já não mais como participantes do curso, mas sim como membros de um círculo permanente dentro da estrutura sociocrática do Sociocracia Brasil.
Todo o conteúdo gerado pelos círculos será disponibilizado nos sites e mídias sociais da Sociocracia.org.br.
SoLT Brasil 4: Organizações não-governamentais
Muitas ONGs tem um trabalho muito bonito “da porta para fora”, porém tem dificuldade de se organizar “da porta para dentro”, seja porque buscam ouvir todo mundo em todas as decisões e perdem eficácia ou porque ainda tem estruturas organizacionais do século passado, hierárquicas e pouco responsivas.
A Sociocracia pode ajudar as ONGs a alcançarem esta coerência interna, distribuindo autoridade em círculos, dando clareza às responsabilidades de cada papel e com um método de tomada de decisão que escuta todas as vozes e mantém o foco no resultado esperado, ao mesmo tempo
Todo o conteúdo gerado pelos círculos será disponibilizado nos sites e mídias sociais da Sociocracia.org.br.
EM QUAIS CÍRCULOS EU POSSO PARTICIPAR?
Os participantes e integrantes da nossa organização temporária participarão ativamente de um círculo, onde ajudarão a: desenvolver, criar papéis, sincronizar esforços e entregar resultados reais.
Nesta quarta edição, o Treinamento online em Liderança Sociocrática (SoLT 4), convida @s participantes a (re)conhecerem essas instituições através da investigação e mapeamento dos tipos de governança dessas organizações; da documentação de melhores práticas e exemplos que sirvam de inspiração para uma nova forma de organização coletiva; e de eventos como forma de disseminar informação e os benefícios sobre a Sociocracia para engajar esse público. Explore mais sobre as opções de participação na descrição e responsabilidade dos círculos abaixo:
MAPEAMENTO
Driver: Existem exemplos de Organizações da Sociedade Civil brasileiras com vários tipos de governança que precisam ser mapeadas, articuladas e integradas na rede Sociocracia Brasil. É preciso também identificar as oportunidades para apoio a uma governança mais eficaz e colaborativa nestas organizações.
Responsabilidades:
-
Investigar e mapear as Organizações da Sociedade Civil brasileiras;
-
Criar um banco de dados que seja acessível e de fácil atualização;
-
Pesquisar os tipos de governança dessas organizações;
-
Identificar oportunidades para apoio à implementação de uma governança mais eficaz e colaborativa;
-
Gerar o conteúdo compilado visualmente atraente e de fácil acesso;
-
Publicar e disseminar o banco de dados nas mídias da Sociocracia Brasil.
ESTUDOS DE CASO
Driver: As Organizações da Sociedade Civil no Brasil têm diferentes formas de se organizar. Algumas delas já utilizam alguma forma de autogestão baseada na Sociocracia. É importante localizar essas organizações e documentar melhores práticas e exemplos que sirvam de inspiração para uma nova forma de organização coletiva.
Responsabilidades:
-
Selecionar ONGs que utilizam a Sociocracia ou uma adaptação dela;
-
Pesquisar, entrevistar, coletar informações junto às organizações escolhidas;
-
Desenvolver artigos de estudos de caso ou relatos de experiência com texto e imagens;
-
Publicar e disseminar os estudos de casos nas mídias da Sociocracia Brasil.
EVENTOS
Driver: A Sociocracia é uma boa opção de governança para as Organizações da Sociedade Civil. Porém, ainda há um certo desconhecimento desse público sobre essa possibilidade. É preciso disseminar informação sobre Sociocracia e seus benefícios para engajar esse público.
Responsabilidades:
-
Identificar o(s) público(s)-alvo que possam se beneficiar em saber mais sobre Sociocracia para a governança de organizações sem fins lucrativos
-
Desenvolver uma programação de eventos para atender esse público;
-
Produzir, anfitrionar e divulgar o(s) evento(s);
-
Avaliar os impactos do(s) evento(s).
APRENDIZADOS
O Treinamento em Liderança Sociocrática vai te permitir:
Desenvolver uma organização transparente e eficaz
Tomar decisões que sejam boas e seguras o suficiente
Fazer eleições sem candidato e sem voto por maioria
Feedback que gera melhoria na equipe, nos processos e nos acordos
Desenvolver autonomia e capacidade de contribuição individual e coletiva
Criar propostas que usam a inteligência coletiva da equipe
Preparar, facilitar e participar de reuniões que cuidam do processo e dos resultados
Aplicar e implementar estratégias de autogestão na sua organização
SAIBA MAIS
Para quem é este curso?
É necessário algum pré-requisito?
Não há pré-requisitos. Você aproveitará melhor o curso se já souber um pouquinho de Sociocracia. Baixe e leia o e-book dos 10 Pilares das Organizações Sociocráticas no site para se preparar. Mesmo se você já tiver feito outros cursos ou formações em S3, Sociocracia ou Organizações Orgânicas, essa oficina ainda acrescentará valor a sua prática devido a quantidade de prática. É importante, no entanto, que você tenha a disponibilidade de pelo menos 4 horas semanais de dedicação ao curso.
Quais processos eu vou experimentar?
- Participação Criativa Individual e Coletiva
- Tomada de Decisão por Consentimento
- Seleção de funções e papéis
- Formação de Propostas
- Reunião de Governança
- Reunião Operacional
- Avaliação de Papéis/Círculo
- Avaliação de Reuniões
- Avaliação de Acordos
- Navegando através de tensões
Como eu vou aprender?
Há muitas oportunidades de garantir um alto nível de aprendizagem e benefício ao participar do SoLT Brasil. Aqui listamos três:
- Você irá aprender fazendo e refletindo sobre o que fez;
- Você irá aprender em aulas com conteúdos que apoiam a prática;
- Você irá aprender ao ler e preparar o conteúdo do seu círculo e contribuir para o seu propósito, além de apoiar este movimento de reinventar as organizações das quais a Sociocracia faz parte.
Quanto eu vou praticar?
Cada participante fará parte de pelo menos:
5 decisões de acordos;
4 (s)eleições;
2 avaliações de acordos;
14 avaliações de reuniões;
Mais de 20 rodadas de tomada de decisão por consentimento (incluindo prática em processar objeções).
Tudo isso em 20 encontros e horas de estudo e trabalho individual ao longo de 12 semanas. Por isso, é muito importante que tenha disponibilidade de pelo menos 4 horas semanais para dedicar ao curso.
Onde será feito esse curso?
Qual é a política de cancelamento?
O curso é certificado?
Quero fazer o curso, mas não consigo pagar o valor solidário. Como faço?
Consideramos importante atender as pessoas que possuem interesse genuíno no curso e não estão em um momento economicamente favorável para participação.
Se você deseja solicitar uma bolsa parcial, siga os passos da inscrição acima e indique que quer aplicar para uma bolsa quando fizer sua entrevista. O resultado será informado uma semana antes do curso. Há um número restrito de vagas e bolsistas devem oferecer um valor dentro de seu ponto de equilíbrio.
EQUIPE
Conheça a equipe de facilitadoras, coaches e organizadoras que vão acompanhar os participantes durante todo o processo:

Tanya Stergiou
Facilitadora

Nara Nishitani
Facilitadora

Henny Freitas
Facilitadora
TEDx Talk: https://m.youtube.com/watch?v=j42GefsPYEY
COMO FAZER MINHA INSCRIÇÃO?
O processo de inscrição é fácil e feito online. São três etapas:
1) pré-inscrição: através do preenchimento de um breve formulário. Ele nos ajudará a saber mais sobre você;
2) entrevista: entraremos em contato para agendar uma entrevista, afinal vamos trabalhar juntos de verdade!;
3) pagamento:
As vagas são limitadas. Faça logo sua inscrição para garantir a sua participAção!
Pré-inscrição
Entrevista
Pagamento
Você pode parcelar em até 3x sem juros ou à vista, por transferência bancária com 10% desconto!