Treinamento em Liderança Sociocrática | ONLINE

Aprenda na prática como criar uma organização que se autogerencia de forma orgânica e produtiva, equilibrando colaboração e autonomia com foco tanto no processo, quanto no resultado. Você poderá experimentar um mix entre Sociocracia clássica e 3.0 em uma organização temporária que gera valor de verdade para a rede.

 

Próxima edição: SOLT 8 Culturas Regenerativas

Início 03/05

Duração: 12 semanas

Local: 100% online. Faça de onde estiver!

 

SoLT (acrônimo para: Treinamento em Liderança Sociocrática, em tradução livre) é uma maneira inovadora de aprender Sociocracia. Pense nisso como um programa de imersão em uma organização temporária que existe para gerar valor de verdade à comunidade. Esse programa foi originalmente idealizado pelo Sociocracy for All, dos EUA, e após seis edições bem sucedidas resolvemos trazer a mesma metodologia para o Brasil. Nós, do Sociocracia Brasil, fornecemos a estrutura necessária para incubar essa organização temporária. Assim, as pessoas interessadas em Sociocracia têm a oportunidade de se juntar ao SoLT, fazer parte de uma organização temporária e aprender como funciona a Sociocracia na prática.

Imagine que você queira aprender a remar e, para isso, participa de um treinamento onde você simula um balanço, mas não se sente em um barco de verdade. Dessa maneira seria complicado identificar o que fazer em uma tempestade, não é mesmo? Assim também acontece com a tomada de decisão por consentimento e outros processos de auto-organização: o fluxo e a sensação da Sociocracia são diferentes quando comparados às reuniões que estamos acostumados… e é difícil sentir essas diferenças só com uma simulação. Por isso, como no programa original, o SoLT Brasil oferece “barcos de verdade” para que as pessoas possam aprender a remar ao mesmo tempo que aprendem a fazer o seu próprio remo. E nós estaremos ao seu lado, a cada desafio, enquanto você se torna cada vez mais confiante e habilidoso(a), capaz de enfrentar o alto-mar.

O programa de imersão do SoLT Brasil consiste em uma mistura de aulas práticas e teóricas, incluindo reuniões operacionais e de governança, reuniões de reflexão e celebração… e, é claro, momentos de integração e de trabalho para gerar valor aos processos e à comunidade. Tudo isso em um ambiente virtual. Assim, esteja onde estiver você conseguirá participar!

 

O SoLT Brasil é, ao mesmo tempo, um curso prático em Sociocracia

e uma organização temporária que gera valor para a rede Sociocracia Brasil.

Essa organização temporária tem um desenho formado por círculos e cada círculo tem seu domínio de atuação e autonomias específicas. Ao participar do SoLT Brasil você escolhe em qual círculo quer participar e com qual dos três temas abaixo quer contribuir. Cada círculo tem no máximo 9 participantes, ou membros, que vão: aprender, praticar e trabalhar juntos para atender à motivação e o propósito do círculo.   Os horários dos círculos são distribuídos para que você possa encontrar um horário em que você possa participar. Inscreva-se ou em contato para receber o calendário completo.

O SoLT Brasil é real. Os participantes fazem contribuições reais e tomam decisões conjuntas. A vantagem de tudo isso é que o conteúdo criado no curso fica acessível para apoiar as redes do Sociocracia Brasil, assim como os participantes das futuras edições do SoLT Brasil. 

 

 

PROPÓSITO TRIPLO

oferecer um campo seguro de prática e experimentação em Sociocracia

projetar Sociocracia para um público mais amplo

fortalecer o diálogo entre Sociocracia e segmentos afins

O Programa SoLT Brasil

Queremos aproveitar o SoLT Brasil para projetar e conectar a Sociocracia no Brasil com públicos específicos em áreas que possam se beneficiar de uma aproximação com a Sociocracia para seguir tecendo a rede dessas novas organizações. Para isso, a cada edição estamos dando um foco temático para a criação de valor com o programa. Abaixo, listamos as cinco primeiras áreas de segmentos específicos:

  • SoLT Brasil 1: Assentamentos Humanos Sustentáveis (já realizado)
  • SoLT Brasil 2: Escolas em Transformação (já realizado)
  • SoLT Brasil 3: Organização Pop-Up (já realizado)
  • SoLT Brasil 4: Organizações da Sociedade Civil (já realizado)
  • SoLT Brasil 5: Empresas Evolutivas (já realizado)
  • SoLT Brasil 6: Empresas Evolutivas (já realizado)
  • SoLT Brasil 7: Organizações autogeridas (em andamento)
  • SoLT Brasil 8: Culturas Regenerativas (inscrições abertas)

Após cada edição, convidamos os/as participantes a continuar energizando e fortalecendo a rede do sociocracia.org.br dentro dos seus círculos específicos. Assim, os participantes poderão continuar praticando, aprendendo e gerando benefícios para a comunidade da Sociocracia no Brasil.

SoLT Brasil 1: Assentamentos Humanos Sustentáveis

Na primeira edição do SoLT Brasil nossa parceria foi com o CASA Brasil, o elo brasileiro do Conselho de Assentamentos Sustentáveis da América Latina que, por sua vez, é o elo latino-americano da Rede Global de Ecovilas (Global Ecovillage Network – GEN).

Definimos assentamentos sustentáveis como aqueles que praticam e cultivam hábitos criativos de cuidado com os seres humanos e com a diversidade das formas de vida e entidades da natureza. Alguns exemplos: ecovilas, grupos familiares, comunidades intencionais, comunidades tradicionais e comunidades étnicas.

Por tratar-se de uma organização que já trabalha com a Sociocracia, o SoLT Brasil 1 funcionou como um subcírculo dentro do círculo “Grupos de Apoio”, do CASA Brasil.

Confira o conteúdo gerado pelo círculo Estudo de Casos disponibilizado nos sites e mídias sociais da Sociocracia.org.br e do CASA Brasil.

 

 

SoLT Brasil 3: Organização pop-up

Construa uma equipe, faça o trabalho e diga adeus!”. Assim começa o artigo sobre organizações temporárias publicado no The New York Times, por Noam Scheiber. O autor diz que organizações capazes de empreender projetos complicados existem há décadas e cita Hollywood como exemplo, onde produtores reúnem equipes de diretores, escritores, atores, figurinistas, cenógrafos e uma variedade de outros profissionais para executar projetos específicos. 

A terceira edição do SoLT Brasil busca justamente simular a criação de uma organização utilizando a Sociocracia. Esta organização terá como objetivo desenvolver os preparativos da tradução, da campanha de crowdfunding e das pessoas necessárias para a publicação, em português, do livro: “Many Voices One Song” (Muitas vozes, Uma Canção, em tradução livre), um manual detalhado para a implementação da sociocracia, escrito por Ted Rau e Jerry Koch-Gonzalez, co-fundadores do SoFA (Sociocracy for All).

Com isso, os participantes terão a oportunidade de realizar um trabalho real sendo co-criadores de uma organização temporária e, ao mesmo tempo, experimentar na prática as vantagens de se adotar a Sociocracia como metodologia.

Todo o conteúdo gerado pelos círculos será disponibilizado nos sites e mídias sociais da Sociocracia.org.br.

SoLT Brasil 5: Empresas Evolutivas

Muitas empresas estão percebendo que já não basta fazer os números, é preciso também olhar para os impactos que o negócio gera no âmbito social e ambiental, cuidar do bem-estar dos colaboradores e ter uma equipe motivada e engajada com o propósito evolutivo. É necessário também ter uma estrutura organizacional responsiva, uma liderança distribuída preparada para responder às mudanças de um mundo cada vez mais complexo e desenvolver uma cultura regenerativa.

O propósito do curso SoLT 5 é dar conhecimentos e ferramentas que podem auxiliar os líderes a implementarem novos padrões de autogestão para auxiliar as empresas em evolução a serem mais regenerativas ao mesmo tempo que se mantém sustentáveis financeiramente.

Com isso, os participantes terão a oportunidade de realizar um trabalho real sendo participantes temporários de círculos da Sociocracia Brasil  e, ao mesmo tempo, experimentar na prática as vantagens de se adotar a autogestão.

Todo o conteúdo gerado pelos círculos será disponibilizado nos sites e mídias sociais da Sociocracia.org.br.

SoLT Brasil 7: Organizações autogeridas

As Organizações Autogeridas têm diferentes campos de atuação, como escolas, associações e ecovilas. Algumas delas já utilizam alguma forma de autogestão baseada na Sociocracia. É necessário criar ferramentas, promover estudos de casos e disseminar eventos sobre essas organizações.

Nesta edição vamos:

  • Selecionar Organizações Autogeridas que utilizam a Sociocracia ou uma adaptação dela;
  • Pesquisar, entrevistar, coletar informações junto e escrever estudo de casos às organizações escolhidas;
  • Criar fichas técnicas para as associações;
  • Promover um evento entre as ecovilas identificadas que trabalhem com a Sociocracia;
  • Publicar e disseminar os resultados nas mídias da Sociocracia Brasil.

SoLT Brasil 2: Escolas em Transformação

A segunda edição do SoLT Brasil buscou dar visibilidade para iniciativas de escolas que acreditam em uma nova forma de educação, onde estudantes são agentes transformadores e, por isso, apostam em uma comunidade que contribua para a construção de um novo marco para a educação brasileira.

Os participantes iniciaram um mapeamento dessas escolas com foco em governança participativa; pesquisaram mais a fundo algumas delas e apresentaram um evento online com José Pacheco e outros convidados.

A pérola mais bonita desta edição foi a decisão por consentimento de continuar os aprendizados já não mais como participantes do curso, mas sim como membros de um círculo permanente dentro da estrutura sociocrática do Sociocracia Brasil.

Todo o conteúdo gerado pelos círculos será disponibilizado nos sites e mídias sociais da Sociocracia.org.br.

 

SoLT Brasil 4: Organizações não-governamentais

Toda entidade não formada por um acordo governamental, sem fins lucrativos e com objetivos comuns pode ser definida como uma ONG. As Organizações Não-Governamentais surgiram na década de 1950 e, nas duas décadas seguintes, começaram a ganhar notoriedade principalmente através da defesa dos direitos humanos e políticos e da luta pela redemocratização do país.

Muitas ONGs tem um trabalho muito bonito “da porta para fora”, porém tem dificuldade de se organizar “da porta para dentro”, seja porque buscam ouvir todo mundo em todas as decisões e perdem eficácia ou porque ainda tem estruturas organizacionais do século passado, hierárquicas e pouco responsivas.

 

A Sociocracia pode ajudar as ONGs a alcançarem esta coerência interna, distribuindo autoridade em círculos, dando clareza às responsabilidades de cada papel e com um método de tomada de decisão que escuta todas as vozes e mantém o foco no resultado esperado, ao mesmo tempo

Todo o conteúdo gerado pelos círculos será disponibilizado nos sites e mídias sociais da Sociocracia.org.br.

 

SoLT Brasil 6: Empresas Evolutivas

O SoLT 5 teve tanta procura e foi tão bacana que resolvemos repetir o tema.

Muitas empresas estão percebendo que já não basta fazer os números, é preciso também olhar para os impactos que o negócio gera no âmbito social e ambiental, cuidar do bem-estar dos colaboradores e ter uma equipe motivada e engajada com o propósito evolutivo. É necessário também ter uma estrutura organizacional responsiva, uma liderança distribuída preparada para responder às mudanças de um mundo cada vez mais complexo e desenvolver uma cultura regenerativa.

O propósito do curso SoLT 6 é dar conhecimentos e ferramentas que podem auxiliar os líderes a implementarem novos padrões de autogestão para auxiliar as empresas em evolução a serem mais regenerativas ao mesmo tempo que se mantém sustentáveis financeiramente.

Com isso, os participantes terão a oportunidade de realizar um trabalho real sendo participantes temporários de círculos da Sociocracia Brasil  e, ao mesmo tempo, experimentar na prática as vantagens de se adotar a autogestão.

Todo o conteúdo gerado pelos círculos será disponibilizado nos sites e mídias sociais da Sociocracia.org.br.

SoLT Brasil 8: Culturas organizacionais Regenerativas

Um modelo de autogestão contribui enormemente para o cultivo de culturas regenerativas nas organizações, porém isso não é suficiente para que a organização possa ser considerada regenerativa. É necessário investigar quais são os fatores que levam ao desenvolvimento de culturas regenerativas e avançar a criação de artefatos para o design cultural cada vez mais regenerativo.

Nesta edição vamos:

  • Investigar práticas de autogestão e de culturas regenerativas
  • Pesquisar e escrever histórias regenerativas nas organizações
  • Criar conteúdos na forma de texto e/ou audiovisuais.
  • Realizar um diagnóstico pré-implementação em uma organização.
  • Promover um evento para fomentar o diálogo sobre autogestão e culturas regenerativas;
  • Publicar e disseminar os resultados nas mídias da Sociocracia Brasil.

Nesta edição, você poderá escolher entre 3 círculos para participar. Durante a entrevista, você será informado(a) sobre o horário da reunião de cada círculo e poderá escolher qual melhor representa a combinação entre sua disponibilidade de tempo e interesse.

Círculo “Uma história para ser contada” 

Propósito: Histórias de experiências regenerativas dentro das organizações, que exemplificam e inspiram, coletadas e publicadas.

Responsabilidades:

  • Fazer uma pesquisa bibliográfica e fazer um pequeno texto sobre a importância do storytelling 
  • Coletar histórias de cultura regenerativa nas organizações
  • Criar 4 podcasts para contar essas histórias
  • Encaminhar para publicação nas redes sociais da Sociocracia Brasil

Círculo Evento cultura regenerativa e autogestão

Propósito: Painel sobre cultura regenerativa e autogestão organizado e realizado com convidados e participantes.

Responsabilidades:

  • Realizar uma pesquisa bibliográfica e montar uma apresentação de no máximo 15 minutos para abrir o evento
  • Convidar três painelistas que sejam especialistas ou tenham experiência em regeneração e autogestão
  • Criar um roteiro do evento com minutagem
  • Criar o formulário de inscrição e divulgar o evento usando os canais da Sociocracia Brasil e outros
  • Anfitriar o painel, sustentar e coletar perguntas dos participantes
  • Criar um resumo curto pós-evento para ser publicado no blog da Sociocracia Brasil com link para a gravação

Círculo diagnóstico de autogestão e cultura regenerativa

Propósito: Prática de diagnóstico pré-implementação de Sociocracia realizado em uma organização.

Responsabilidades:

  • Contactar a organização indicada pelas anfitriãs
  • Criar uma estratégia de diagnóstico incluindo entrevistas, questionários ou focus groups 
  • Levantar informações com sponsors e colaboradores
  • Mapear o motivo para a migração para a autogestão, as tensões atuais da organização, os possíveis pontos cegos e de resistência
  • Mapear indicadores de cultura regenerativa
  • Criar uma estratégia de implementação que inclua, ao menos, os aspectos: operacionais, governança, relacionais e culturais
  • Escrever um relato dos principais achados da investigação para ser publicado no blog da Sociocracia Brasil

APRENDIZADOS

O Treinamento em Liderança Sociocrática vai te permitir:

Desenvolver uma organização transparente e eficaz

Tomar decisões que sejam boas e seguras o suficiente

Fazer eleições sem candidato e sem voto por maioria

Feedback que gera melhoria na equipe, nos processos e nos acordos

Desenvolver autonomia e capacidade de contribuição individual e coletiva

Criar propostas que usam a inteligência coletiva da equipe

Preparar, facilitar e participar de reuniões que cuidam do processo e dos resultados

Aplicar e implementar estratégias de autogestão na sua organização

SAIBA MAIS

Para quem é este curso?

Se você está interessado(a) em Sociocracia, já participou de alguma palestra, vivência ou curso em Sociocracia, S3, Organizações Orgânicas, Organizações Sistêmicas, Organizações de Centro Vazio e está pensando em como implementar esses aprendizados na sua organização, venha experimentar e fazer parte da nossa organização temporária e entender melhor como podemos nos auto-organizar em direção a um propósito coletivo. O SOLT 5 está especialmente indicado para aqueles que atuam ou desejam atuar em empresas que queiram implementar a autogestão.  

É necessário algum pré-requisito?

Não há pré-requisitos. Você aproveitará melhor o curso se já souber um pouquinho de Sociocracia. Baixe e leia o e-book dos 10 Pilares das Organizações Sociocráticas no site para se preparar. Mesmo se você já tiver feito outros cursos ou formações em S3, Sociocracia ou Organizações Orgânicas, essa oficina ainda acrescentará valor a sua prática devido a quantidade de prática. É importante, no entanto, que você tenha a disponibilidade de pelo menos 4 horas semanais de dedicação ao curso.

Quais processos eu vou experimentar?
  • Participação Criativa Individual e Coletiva
  • Tomada de Decisão por Consentimento
  • Seleção de funções e papéis
  • Formação de Propostas
  • Reunião de Governança
  • Reunião Operacional
  • Avaliação de Papéis/Círculo
  • Avaliação de Reuniões
  • Avaliação de Acordos
  • Navegando através de tensões
Como eu vou aprender?

Há muitas oportunidades de garantir um alto nível de aprendizagem e benefício ao participar do SoLT Brasil. Aqui listamos três:

  • Você irá aprender fazendo e refletindo sobre o que fez;
  • Você irá aprender em aulas com conteúdos que apoiam a prática;
  • Você irá aprender ao ler e preparar o conteúdo do seu círculo e contribuir para o seu propósito, além de apoiar este movimento de reinventar as organizações das quais a Sociocracia faz parte.
Quanto eu vou praticar?

Cada participante fará parte de pelo menos:

5 decisões de acordos;
4 (s)eleições;
2 avaliações de acordos;
14 avaliações de reuniões;
Mais de 20 rodadas de tomada de decisão por consentimento (incluindo prática em processar objeções).

E mais:

Práticas de reuniões operacionais e de cuidado relacional.

 

Tudo isso em 20 encontros e horas de estudo e trabalho individual ao longo de 12 semanas. Por isso, é muito importante que tenha disponibilidade de pelo menos 4 horas semanais para dedicar ao curso.

Onde será feito esse curso?
Todas as aulas, encontros e reuniões serão online, utilizando o aplicativo Zoom. É melhor se você tiver acesso a uma conexão que permita participar de reuniões online e webinários. Uma conexão de 2Mb já está bom o suficiente. Todas as interações serão no mundo virtual.

 

Qual é a política de cancelamento?

Se a inscrição for cancelada com até uma semana de antecedência do curso, faremos o reembolso, porém, reteremos 15% do valor para cobrir custos operacionais, salvo em casos comprovados de morte ou doença grave do participante ou familiar próximo. Se o cancelamento ocorrer com menos de uma semana do início, não haverá devolução. Casos graves serão analisados pela organização. Entretanto, há a possibilidade de repasse da inscrição para outra pessoa ou outra edição.

O curso é certificado?

Para os participantes que solicitare, será oferecido um certificado digital de participação no curso, assinado pelas anfitriãs e com os logos da Sociocracy for All e Sociocracia Brasil. Este é um curso recomendado se você quer se tornar treinador, consultor ou facilitador em Sociocracia ou S3. 

Quero fazer o curso, mas não consigo pagar o valor solidário. Como faço?

Consideramos importante atender as pessoas que possuem interesse genuíno no curso e não estão em um momento economicamente favorável para participação.

Se você deseja solicitar uma bolsa parcial, siga os passos da inscrição acima e indique que quer aplicar para uma bolsa quando fizer sua entrevista. O resultado será informado uma semana antes do curso. Há um número restrito de vagas e bolsistas devem oferecer um valor dentro de seu ponto de equilíbrio.

“Eu estava com uma situação financeira instável na época que o SoLT surgiu, tomei coragem de fazer esse investimento em mim e a equipe da Sociocracia Brasil são muito humanas e consegui pagar o curso.
O curso é sem palavras, precisaria de muitos parágrafos pra descrever o quão desafiador foi e o quanto me proporcionou aprendizado e crescimento no dobro da proporção. Os processos Sociocraticos precisavam ser ensinadas nas escolas, faria de nossa sociedade muito mais eficiente, justa, humana e feliz.
Faça e não irá se arrepender, é pra usar pra vida. Gratidaum.” Depoimento de Felipe Rocha, participante do SoLT 4

 

EQUIPE

Conheça a equipe de anfitriãs que vão acompanhar os participantes durante todo o processo:

Anne Trummer

Anne Trummer

Facilitadora

Co-fundadora da BioInspiral, consultoria em governança dinâmica e criação de projetos colaborativos. Mãe, educadora e pesquisadora ativa em múltiplas aprendizagens. Consultora e Treinadora de Sociocracia 3.0 e SoFA, formada com James Priest em 2013 e co-organizadora do SoFA tour 2018 com Ted Rau e Jerry Koch-Gonzales, autores do livro Muitas Vozes Uma Canção. Formada com Jonh Croft, fundador idealizador do Design de Projetos colaborativos. Atuante da Organização de Centro Vazio Dragon Dreaming Brasil.

Nara Nishitani

Nara Nishitani

Facilitadora

Atua há 8 anos como facilitadora e há 5, como consultora em autogestão e culturas regenerativas para organizações. Anteriormente, trabalhou 18 anos no mundo corporativo, particularmente em gestão de projetos de TI. Mestre Msc em Business Information Technology e certificação PMP (Project Manager Professional) pelo PMI. Fez uma transição e morou na ecovila Findhorn, no norte da Escócia, onde experienciou na prática sonhos e percalços da transição para um novo paradigma. Fez vários cursos e formações como Gaia Education, Coaching, Dragon Dreaming, Teoria U, Sociocracia, Biopsicologia, Design de Culturas Regenerativas entre outros. 

Henny Freitas

Henny Freitas

Facilitadora

Jornalista, ecoativista, fotógrafa, permacultora e educadora ambiental. É co-fundadora, conselheira e coordenadora do projeto EarthCode (www.earthcode.org) e do círculo Alianças pelos Direitos da Mãe Terra do Conselho de Assentamentos Sustentáveis da América Latina. Coordena o círculo de Permacultura do SoFA (Sociocracy for All) e é autora do e-book: “Sociocracia, novas formas de Democracia na América Latina”. Origina conferências e cursos nas áreas da Permacultura, Sociocracia, Design Social e ReciclARTE.

TEDx Talk: https://m.youtube.com/watch?v=j42GefsPYEY

Tanya Stergiou

Tanya Stergiou

Facilitadora

Tanya possui mais de 20 anos de experiência como consultora e facilitadora na área de Desenvolvimento Organizacional e Ambientes Colaborativos.  Hoje atua na implantação de sistemas autogestionados, usando Organizações Orgânicas, Sociocracia 3.0, Dragon Dreaming, Action Learning e Modos Relacionais. É cofundadora da Sociocracia Brasil, sócia da Taion Consultoria e Partner no Target Teal. Ela tem mestrado em Política Economia Internacional com foco em América Latina e Ásia de Norman Paterson School of International Affairs, Canada.

 

BENEFÍCIOS E INVESTIMENTO

 

Queremos que o SoLT Brasil seja um programa completo e acessível. São 20 sessões em 12 semanas, totalizando mais de 40 horas de treinamento. Além das interações em grupo, você receberá material didático digital, gravação das vídeo-aulas e acesso a todo o conteúdo criado. Também contará com suporte por e-mail ou zoom caso tenha alguma dificuldade durante o curso.

 

 

 

Escolha quais dos três valores contribuir dentro do seu ponto de equilíbrio
seguindo a sugestão abaixo. Os valores são para pagamento em cartão de crédito em até 3x sem juros ou até 18x com juros. Para pagamento à vista, via transferência bancária oferecemos 10% de desconto (valores na ficha de inscrição)

 

COMO FAZER MINHA INSCRIÇÃO?

O processo de inscrição é fácil e feito online. São três etapas:

1) pré-inscrição: através do preenchimento de um breve formulário. Ele nos ajudará a saber mais sobre você; 

2) entrevista: entraremos em contato para agendar uma entrevista, afinal vamos trabalhar juntos de verdade!; 

3) pagamento: 

As vagas são limitadas. Faça logo sua inscrição para garantir a sua participAção!

Pré-inscrição

Ao clicar o botão ‘quero me inscrever’ você preencherá o formulário. 

Entrevista

Entraremos em contato para marcar uma entrevista, conhecê-la/o um pouco melhor e descobrir qual o melhor círculo para você participar.

Pagamento

Aceitamos todos os cartões de crédito nacionais.
Você pode parcelar em até 3x sem juros ou à vista, por transferência bancária com 10% desconto!

Entre em Contato

4 + 1 =