Padrões de governança

Tomada de decisão por consentimento
Descrição: Tecnologia social utilizada para criar e evoluir acordos.
Quando usar: A Tomada de Decisão por Consentimento é utilizada no processamento de tensões criativas relacionadas à governança. O processamento destas tensões é um processo decisório que envolve a alteração da estrutura organizacional. Isso pode acontecer por meio da proposição de ações, novos acordos, revisão de acordos existentes e criação de papéis ou círculos. O objetivo é tomar uma decisão escutando todas as vozes e integrando as objeções até que esteja segura o suficiente para seguir em frente.
Passo-a-passo ou Como usar: O processo pode ser feito em uma reunião e é composta por uma série de rodadas:
- Apresentação da tensão criativa: qual é o contexto em que o estímulo surgiu? Qual a necessidade que não está sendo atendida?
- Apresentação da proposta: qual é a proposta pensada para cuidar da tensão criativa?
- Rodada de dúvidas: quais informações eu preciso saber para poder processar bem essa proposta?
- Rodada de considerações: quais são suas percepções com relação à proposta?
- Alteração da proposta: levando em consideração as percepções trazidas na rodada anterior você gostaria de alterar a proposta?
- Rodada de objeções: existe alguma objeção a essa proposta? Você consegue conviver com essa proposta? Está na sua faixa de tolerância? A proposta é boa suficiente por agora e segura o suficiente para testar?
(Se houver objeções siga com as etapas 7, 8 e 9. Se não houver objeções, o processo vai para a etapa 10)
- Compreensão das objeções: A proposta causa um dano ao círculo? A proposta afeta a capacidade do círculo de expressar o seu propósito? A proposta afeta um dos meus papéis nesse círculo? A objeção é causada pela proposta? O mal não existiria sem que a proposta fosse adotada? Você tem certeza que o dano irá acontecer? Não haverá tempo hábil para nos adaptarmos antes que o dano ocorra?
- Integração de objeções: Como você resolveria essa objeção? Quem sabe como podemos integrar essa objeção?
- Checagem de objeções: Há uma objeção em relação à alteração da proposta?
- Celebração do acordo: Após checar e integrar todas as objeções celebre o novo acordo feito. Você também pode checar se é necessário algum encaminhamento para garantir que a decisão seja adotada.
Origem: Sociocracia 3.0, Sociocracia Brasil.