Reunião Retrospectiva

Reunião para analisar o trabalho realizado recentemente e definir o que é necessário aprimorar.

Descrição da prática

A Reunião Retrospectiva é um momento de encontro da equipe para olhar para o caminho percorrido e pensar a melhoria contínua, revisitando processos, ferramentas, habilidades, relacionamentos, desafios e experiências. Assim, melhorando o trabalho da equipe.Trata-se de uma reunião de ideação, onde a equipe pode transformar o  “Eu deveria ter feito isso”, em um processo de melhoramento real.

Há vários formatos retrospectivos e o Canvas (ferramenta visual para cocriação de ideias), proposto por Niklaus Gerber, comprovou sua eficiência. Nessa reunião retrospectiva, não falamos apenas “de você”, mas de toda a equipe. Você pode expressar algumas ideias retrospectivas sobre um trabalho pelo qual não é responsável.

Etapas

  • Refletir juntos (Brainstorming)
    • O que foi bom?
    • O que aprendemos?
    • O que faltou?
    • O que esperamos?
  • Expressar desejos (Brainstorming)
    • O que queremos começar a fazer ou fazer mais?
    • O que queremos parar de fazer ou fazer menos?
  • Link para o Canvas para Reuniões Retrospectivas Remotas

Resultados esperados

Implementação: fácil / médio / difícil
Prazo de retorno: imediato / curto / médio / longo prazo

  • Menos mudanças de processo entre uma reunião de retrospectiva e outra, pois haverá um tempo dedicado a isso.
  • Melhor coerência dentro da equipe.

    Ideias para aplicar em Sociocracia 

    • Classificar os outputs da avaliação retrospectiva entre operacional/governança e deixar os papéis integrarem o que acharem necessário ou alterem o contorno do círculo ou dos papéis (Usar retrospectiva como reunião de ideação para um melhoramento contínuo da governança ou das operações).
    • Utilizar como dinâmica no modo relacional de cada círculo ao final de cada ano.

    Dicas/FAQs

    A equipe não tem autoridade para tomar essas decisões no final desta reunião

    Você pode adaptar o Canvas (ferramenta visual para cocriação de ideias) para idealizar idéias de propostas e atender a elas em outro processo (como uma reunião de governança). Mas a maioria dessas decisões geralmente está atrelada às especificidades do projeto; portanto, acordos sobre mudanças de processos geralmente são aceitáveis.

    Não tenho tempo para retrospectiva

    Planeje todas as retrospectivas para um evento do projeto antes de iniciá-lo. Não altere as datas, alinhe-as à demonstração e faça o possível para mantê-la curta (1 a 2 horas no máximo).

    Este tipo de reunião é realmente eficaz?

    Sim. Experimente também a prática ágil R.S.T.I (Retorno Sobre o Tempo Investido)

    Licença Creative Commons

    O trabalho Ferramentas Ágeis Para Organizações Evolutivas de Círculo Na Palma da Mão – Solt 5 está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.
    Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://sociocracia.org.br/.

    Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
    https://br.creativecommons.org/licencas/

    Download

    Português

    English

    Español

    Français

    Links úteis

    Ferramentas ágeis
    para organizações evolutivas

    A produtividade é uma grande questão nas empresas e os líderes estão procurando ferramentas para agilizar o trabalho da equipe. O SoLT Brasil (Treinamento em Liderança Sociocrática) recomenda o uso integrado de ferramentas de outras metodologias, como por exemplo Agile, para auxiliar a autogestão. Nós, do círculo “Na Palma da Mão”, compilamos essas informações e criamos fichas técnicas acessíveis e criativas para serem disponibilizadas através de licenças da Creative Commons (CC BY).

    Contribuição

    Este trabalho foi desenvolvido por membros do círculo “Na Palma da Mão” como parte operacional da quinta edição do “Treinamento em Liderança Sociocrática”, um curso online organizado pela Sociocracia Brasil. (março-maio 2020)