Reuniões Diárias

Esta prática de reunião foi usada inicialmente por Extreme Programming (Programação Extrema, ou simplesmente XP é uma metodologia ágil baseada em: feedback constante; abordagem incremental e encoraja a comunicação entre as pessoas envolvidas). Depois, foi reinventada por Scrum (metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software) e é comumente usada no desenvolvimento de software.

Descrição da prática

Uma das maneiras mais eficazes de deixar os dias da sua equipe produtivos é habilitar a inteligência coletiva nas atividades diárias.

As reuniões diárias são reuniões “não sociais” e servem para remover bloqueios e fornecer um forte alinhamento da equipe. Elas se encaixam melhor em equipes de 3 à 9 pessoas.

Etapas

  • Planeje uma reunião de 5 a 10 minutos para sua equipe todas as manhãs, antes de começar o dia
  • Cada membro da equipe responde às perguntas:
    • O que você fez ontem?
    • O que você vai fazer hoje?
    • O que está te bloqueando?
  • Se houver algum obstáculo para as tarefas do dia de um membro da equipe, pergunte a ele/a:
    • Quem você acha que pode ajudá-lo/a?
    • Ou pergunte ao grupo: Quem pode ajudá-lo/a nisso?
  • Tente ao máximo remover todos os obstáculos durante o tempo da reunião. Se você perceber que alguma resolução irá tomar tempo extra, incentive o planejamento de uma reunião com as pessoas envolvidas no mesmo dia.

Resultados esperados

Implementação: fácil / médio / difícil
Prazo de retorno: imediato / curto / médio / longo prazo

Após uma semana é esperado que a reunião chegue a 15 minutos. Após um mês, espera-se que o tempo reduza para 5 a 10 minutos.

  • Equipe mais eficiente
  • Comunicação otimizada entre os participantes ao longo do dia
  • Reação mais rápida ao surgimento de demandas
  • Equipe aprimorada, processos inclusivos
  • Mudanças nos processos adaptados à equipe

Ideias para aplicar em Sociocracia 

  • Criar um papel de facilitador de reúnião ageis, para ter elecções integrativas e um papel responsável pela melhoria continúa do formato.
  • Transforme o “Quem você acha que pode ajudá-lo/a?” em “Quem é responsável por isso ?”

Dicas/FAQs

O que fazer com grupos de 10 pessoas ou mais?
O que fazer quando as reuniões diárias duram uma hora?

Tenha firmeza ao tratar somente das atividades do dia. Agende reuniões de governança e relacional em outro momento para tratar dos obstáculos que possam ocorrer no futuro e traga o foco da reunião diária para o presente.

Este tipo de reunião é realmente eficaz?

Sim. Experimente também a prática ágil R.S.T.I (Retorno Sobre o Tempo Investido)

Licença Creative Commons

O trabalho Ferramentas Ágeis Para Organizações Evolutivas de Círculo Na Palma da Mão – Solt 5 está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://sociocracia.org.br/.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
https://br.creativecommons.org/licencas/

Download

Português

English

Español

Français

Ferramentas ágeis
para organizações evolutivas

A produtividade é uma grande questão nas empresas e os líderes estão procurando ferramentas para agilizar o trabalho da equipe. O SoLT Brasil (Treinamento em Liderança Sociocrática) recomenda o uso integrado de ferramentas de outras metodologias, como por exemplo Agile, para auxiliar a autogestão. Nós, do círculo “Na Palma da Mão”, compilamos essas informações e criamos fichas técnicas acessíveis e criativas para serem disponibilizadas através de licenças da Creative Commons (CC BY).

Contribuição

Este trabalho foi desenvolvido por membros do círculo “Na Palma da Mão” como parte operacional da quinta edição do “Treinamento em Liderança Sociocrática”, um curso online organizado pela Sociocracia Brasil. (março-maio 2020)