Criando organizações poderosas para um futuro desejável

4ª conferência anual internacional de sociocracia – 6 de maio

Nos encontramos  em novos tempos e todos percebemos isso de uma forma ou de outra.  Há uma mistura de sentimentos presentes: esperança, frustração, ansiedade, insegurança. Esperança de que essa mudança seja para melhor. Frustração por ainda estar lutando contra os sistemas falidos. Ansiedade com o que vem a seguir. Insegurança sobre se estaremos prontos. Estamos prontos?

Todos nós nos levantamos de manhã tentando fazer do mundo um lugar melhor. Mas também sabemos que não é o bastante. As coisas são complexas e tudo o que fazemos é uma escolha. Sistemas são importantes:

“Um sistema ruim sempre derrotará uma pessoa boa” – W. Edwards Deming

Em um mundo onde um vírus afeta as taxas de suicídio de adolescentes na Califórnia, as aves marinhas na Suécia e os preços das propriedades nas bolhas tecológicas , tudo está emaranhado. Mais do que nunca, vemos todos os dias como nossas escolhas afetam milhões de pessoas e como os sistemas influenciam uns aos outros. É fascinante, um tanto reconfortante e preocupante.

Quando os sistemas determinam os resultados mais do que os indivíduos, a escolha dos sistemas torna-se vital. Um sistema pode nos ajudar a agirmos com autenticidade, ou reforçar nossos estereótipos e preconceitos. Pode ignorar domínios inteiros de informações ou pode nos ajudar a ver o mundo de forma mais completa.

Isso levanta a questão: quais são os sistemas que nos permitem ser uma “boa pessoa” e como sabemos disso? Quais são os sistemas que não são opressores, burocráticos, hierárquicos, misteriosos e antirracistas? Precisamos falar sobre o que não queremos, mas também definir melhor o que queremos. Precisamos falar sobre resiliência, confiança, respeito, adaptabilidade, voz e empoderamento.

Nós, da Sociocracy For All, vemos a sociocracia como um dos sistemas que nos ajuda a ver situações complexas de forma mais completa e compassiva e, nos ajuda a encontrar maneiras de trabalhar que funcionem para mais pessoas. Estamos bem cientes de que a sociocracia em si não é uma solução mágica, mas está inserida em um mosaico de sistemas que nos ajudam a viver em alinhamento com nossos valores.

Em nossa conferência anual em maio de 2021, queremos trocar figurinhas. O que tem funcionado para você? Você tem dados qualitativos ou quantitativos dos efeitos do uso da sociocracia? Quais outras ferramentas e metodologias você combina com sua prática de sociocracia? Quão resiliente sua organização tem sido e por que (ou por que não) tem sido resiliente? Com o que você tem dificuldades? Quais são os fatores que melhoram ou limitam seu uso da sociocracia – sejam fatores internos, interpessoais, em nível de governança, no jurídico ou financeiro? E o que causou o maior impacto na resiliência de suas operações e relacionamentos? Olhando para um futuro volátil, que papel você acha que a sociocracia poderia ou vai desempenhar em sua organização?

Convidamos todos que estão usando a sociocracia na prática para nos contar sobre suas experiências, em particular no contexto de um mundo em mudança. Quais são os sinais de esperança que você gostaria que mais pessoas soubessem? Quais são as lições aprendidas que você pode compartilhar?

Encorajamos os proponentes a serem honestos e vulneráveis ​​- esta conferência não é um lugar para palestras polidas sobre tudo que é perfeito. Compartilhe o que está realmente acontecendo. Vamos colocar as cartas na mesa e ver os padrões juntos. Dessa forma, todos podem aprender.

Data da conferência

Esta conferência será realizada no dia 6 de maio, das 13 UTC às 20 UTC, com 1 hora de intervalo.
Veja seu fuso horário aqui. (Para contabilizar os fusos horários, os palestrantes podem solicitar para
falar durante o horário anterior, intermediário ou posterior.)

Como ser um palestrante?

Esta conferência terá, pelo menos, 4 trilhas paralelas. Haverá trilhas em inglês, uma trilha em espanhol e uma em português. Vamos agrupar apresentações com públicos semelhantes na mesma trilha. Em conferências anteriores, tivemos aproximadamente 200 pessoas presentes.

Os slots de apresentação têm 40 minutos de duração. Funciona melhor se você planejar cerca de 2/3 do tempo para sua apresentação e 1/3 para algo interativo ou perguntas e respostas.

Todas as palestras serão gravadas e publicadas no site da SoFA. Veja as gravações de 2020.

Os apresentadores (e co-apresentadores) recebem:

  •         2 acessos gratuitos à conferência
  •         2 ingressos com 70% de desconto para compartilhar com os amigos – Preços para a trilha em português: R$ 70,00 (US$13,00). 

O prazo para inscrições é 1º de março.

Você receberá uma resposta da SoFA em meados de março.

Quem decide? O Círculo de Conteúdo da SoFA seleciona as palestras da conferência por consentimento de acordo com os critérios de relevância, variedade de diferentes setores e relação com a sociocracia.