Use uma "Altitude" para cada Reunião

Um padrão comum nas práticas ágeis é definir os processos de reunião para uma finalidade específica. Evite misturar tudo e traga um contexto para a complexidade dos assuntos abordados.

Descrição da prática

Uma ótima maneira de manter as reuniões curtas e eficientes é definir qual é a ‘altitude’ da conversa. Para cada reunião, estabeleça se é uma reunião em terra, avião ou satélite e cumpra-a.

Reuniões em processos ágeis podem ser categorizadas em graus de ‘altitude’, como:

  • Satélite: É a imagem grande de uma situação complexa. São reuniões de brainstorming em torno de processos e para decidir quem faz o quê. Planeje a meta visão, pensando na estrutura.
  • Avião: É a divisão do planejamento em etapas, chamada “sprint”. Cada uma dessas fases possui tempo definido que pode durar entre uma semana e um mês. Planeje os próximos dias e/ou semanas com prazos, revisão de métricas, retrospectivas e feedbacks.
  • Terra: É a visualização das ações do dia e talvez do dia seguinte. Planeje reuniões Lean (“reuniões diárias” de 15 minutos realizadas em pé para que assuntos importantes sejam tratados).

Etapas

  • Escolha a ‘altitude’ antes do início da reunião
  • Ao ser falado sobre algo fora da altitude atual, proponha uma reunião compatível com a altitude e/ou adicione o item em uma reunião existente.

Resultados esperados

Implementação: fácil / médio / difícil
Prazo de retorno: imediato / curto / médio / longo prazo

Experimente esta prática por pelo menos 15 dias antes de ver os benefícios, é difícil remover velhos hábitos.

    • Reuniões terminadas dentro do tempo estipulado
    • Assuntos de altitude superiores não interferem nas operações diárias
    • Melhor envolvimento, menos frustração (conversa adiada, não apagada)

Ideias para aplicar em Sociocracia 

  • Facilitador pode anotar as altitudes das tensões abordadas em reunião operacional como uma métrica para seu papel. Demais altitudes, como “chão” significa que a comunicação fora das reunião pode ser melhorada.

Dicas/FAQs

A altitude da nossa reunião não está clara?

Solicite aos participantes que pensem qual deveria ser a altitude correta, peça para que anotem em um papel e que mostrem o resultado ao mesmo tempo. Em seguida, tome uma decisão ou discuta-a.

O que acontece quando houver uma reunião que possui mais de uma altitude?

Tudo bem! Apenas deixe explícito qual altitude está tratando por vez e espere que a reunião seja mais longa.

Este tipo de reunião é realmente eficaz?

Sim. Experimente também a prática ágil R.S.T.I (Retorno Sobre o Tempo Investido)

Licença Creative Commons

O trabalho Ferramentas Ágeis Para Organizações Evolutivas de Círculo Na Palma da Mão – Solt 5 está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://sociocracia.org.br/.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
https://br.creativecommons.org/licencas/

Download

Português

English

Español

Français

Ferramentas ágeis
para organizações evolutivas

A produtividade é uma grande questão nas empresas e os líderes estão procurando ferramentas para agilizar o trabalho da equipe. O SoLT Brasil (Treinamento em Liderança Sociocrática) recomenda o uso integrado de ferramentas de outras metodologias, como por exemplo Agile, para auxiliar a autogestão. Nós, do círculo “Na Palma da Mão”, compilamos essas informações e criamos fichas técnicas acessíveis e criativas para serem disponibilizadas através de licenças da Creative Commons (CC BY).

Contribuição

Este trabalho foi desenvolvido por membros do círculo “Na Palma da Mão” como parte operacional da quinta edição do “Treinamento em Liderança Sociocrática”, um curso online organizado pela Sociocracia Brasil. (março-maio 2020)