Viver em comunidade

Cada vez mais pessoas têm manifestado a vontade ou mesmo necessidade de dividir sua moradia com pessoas que não são somente da sua família, mas com pessoas amigas, que apresentam os mesmos valores e/ou objetivos, ou ainda que estejam dispostas a experienciar uma morada coletiva.

Essa morada coletiva pode acontecer de diversas formas, dentre elas, uma casa compartilhada urbana ou rural; uma vila no meio urbano ou uma terra na qual cada um mora na sua casa. 

Mas essa cultura de viver de forma comunitária é algo muito mais antigo e vem de povos tradicionais, onde em sua maioria dividiam a terra, a casa, compartilhavam seus alimentos e as celebrações e, juntos, também passavam pelos diferentes desafios do dia a dia, sejam eles relacionais ou de caráter mais prático como, por exemplo, perder uma plantação e não ter o que comer.

Com a chegada do desenvolvimento urbano muitos desses costumes e valores foram sendo modificados e se perderam. Muitos de nós se desconectaram das raízes e do propósito de convivermos uns com os outros. Fomos morar em casas isoladas, onde mesmo tendo vizinhos, a maioria das relações têm se dado de forma superficial e egoísta, vivenciando os desafios mais sozinhos ou no seu pequeno núcleo de convivência. 

Esse movimento de viver em comunidades tem sido reforçado com essa necessidade de repensarmos essa cultura praticada há alguns anos e que, pela realidade que vivemos hoje, sabemos que não é nada sustentável. E várias Ecovilas têm tido experiências muito marcantes e têm muito a compartilhar!! Por isso, nos propusemos fazer uma roda de conversa com pessoas que estão nesse movimento de resgate dessa cultura tradicional e ancestral do viver em comunidade. Será uma grande oportunidade de ouvir um pouco mais sobre como têm sido essa experiência e quais estratégias têm encontrado para lidar com os muitos desafios do dia a dia, principalmente relacionados ao método de governança.

Nossa roda conversa acontecerá no dia 27/03 das 10h00 às 12h00, via Zoom.

Se esse assunto te interessa, faça sua inscrição e venha conosco participar desse rico momento de partilha no CircuLar – roda de conversa sobre Sociocracia nas Ecovilas!

Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/circular–roda-de-conversas-sobre-sociocracia-em-ecovilas__1159455

Esperamos por você!

O CircuLar é um evento realizado pelo Círculo de Eventos do SoLT (Treinamento em Liderança Sociocrática).